UNEP Banner
UNEP

Vidyut Mohan - Indiano, Asia and the Pacific

2020 Winner | Empreendedor | Indiano

O objetivo da Takachar é aumentar drasticamente a quantidade de biomassa residual (resíduos de culturas/resíduos florestais pós-colheita) transformada em produtos comercializáveis em todo o mundo, e reduzir a poluição associada à queima de biomassa ao ar livre. Ao implantar equipamentos portáteis de atualização de biomassa em pequena escala e de baixo custo, a Takachar permite que os agricultores rurais ganhem 40% mais com a conversão de seus resíduos de colheita em combustíveis, fertilizantes e produtos químicos de valor agregado como o carvão ativado (AC) no local. Ao escolher o carvão ativado (AC) como o mercado inicial, a Takachar traz esta cadeia de valor às portas dos agricultores e, portanto, reduz a poluição do ar associada à queima de resíduos da cultura, enquanto garante um fornecimento estável, renovável, livre de poluição e financeiramente lucrativo de matéria-prima para a indústria de AC em comparação com as fontes tradicionais baseadas em fósseis. Até 2030, a Takachar impactará 300 milhões de agricultores afetados por este problema, criará US$ 4 bilhões/ano equivalente em renda e empregos rurais adicionais, e mitigará um gigatonelada/ano de CO2 equivalente.

Vidyut Mohan é o co-fundador da Takachar, uma empresa social que permite aos agricultores evitar a queima aberta de seus resíduos agrícolas e obter renda extra convertendo os resíduos em produtos químicos de valor agregado como o carvão ativado no local. Apaixonado pelo acesso à energia e pelo apoio à subsistência rural, Vidyut se interessou pelo desenvolvimento energético/químico baseado em biomassa devido a seu potencial inexplorado e estreita associação com os agricultores. No passado, ele trabalhou com a Simpa Networks, onde ele desenvolveu sistemas solares domésticos pagos para residências rurais na Índia. Vidyut é bolsista do Echoing Green Fellow de 2019, e um premiado do Forbes 30 Under 30 de 2020.

Disclaimer: NOTE: This content was shared online for the 2019 cycle of the Young Champions of the Earth programme and has not been updated. This listing does not constitute any endorsement by nor status with the UN Environment Programme.

Explore More