27 Sep 2019 Notícia Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Pioneiros ambientais recebem os prêmios Campeões da Terra da ONU

Nova York, 27 de setembro de 2019 - O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) homenageou oficialmente 12 agentes de mudança ambiental de todo o mundo com o prêmio Campeões da Terra e Jovens Campeões da Terra de 2019 da ONU.

A cerimônia de premiação, realizada em Nova York em 26 de setembro, ocorre dias após o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, ter incitado o mundo a tomar medidas urgentes sobre as mudanças climáticas e assumir compromissos concretos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O prêmio Campeões da Terra - o principal prêmio ambiental da ONU - é entregue anualmente a líderes destacados do governo, sociedade civil e setor privado cujas ações tiveram um impacto positivo no meio ambiente. A cerimônia de premiação deste ano reconheceu os premiados nas categorias Inspiração e Ação, Liderança em Políticas, Visão Empresarial e Ciência e Inovação.

O presidente Carlos Alvarado Quesada, da Costa Rica, recebeu o prêmio de Liderança em Políticas em nome de seu país, que demonstrou um compromisso exemplar com a proteção da natureza e liderou políticas ambiciosas para combater as mudanças climáticas.

Ant Forest, uma iniciativa digital chinesa, venceu na categoria Inspiração e Ação. O miniprograma incentiva os usuários a registrar sua pegada de baixo carbono por meio de ações diárias, como transporte público ou pagamento de contas de serviços on-line; para cada ação, eles recebem pontos de 'energia verde', que se acumulam e resultam em árvores reais plantadas.

A professora Katharine Hayhoe, uma proeminente cientista climática canadense, foi homenageada na categoria Ciência e Inovação por seu firme compromisso em quantificar os efeitos das mudanças climáticas e seus incansáveis esforços para transformar as atitudes do público.

A marca de roupas de aventura dos EUA, Patagonia, recebeu o prêmio Campeões da Terra 2019 na categoria Visão Empresarial por uma combinação dinâmica de políticas que colocou a sustentabilidade no centro de seu modelo de negócios bem-sucedido.

Levando para casa o prêmio final da noite, Fridays for Future, o movimento juvenil de protestos climáticos inspirado pela adolescente e ativista climática sueca Greta Thunberg, foi nomeado Campeão da Terra na categoria Inspiração e Ação. Em uma mensagem em vídeo para o evento, Thunberg disse que esperava que o reconhecimento "nos fizesse agir mais e trabalhar ainda mais para lutar por um futuro habitável".

Falando na cerimônia, o representante da Fridays for Future, Kallan Benson, disse: “Não largaremos nossos cartazes e nem voltaremos à escola até que vocês ajudem a parar as emissões de combustíveis fósseis. Desistir não é uma opção".

Também ganharam um importante reconhecimento essa noite os sete Jovens Campeões da Terra. Vindos de todo o mundo, suas excelentes ideias servem para proteger o meio ambiente em seus contextos locais.

A jovem campeã Molly Burhans, dos Estados Unidos da América, mapeia digitalmente os maiores proprietários de terra do mundo, incentivando a proteção ambiental, enquanto Adjany Costa, a vencedora da região africana, está protegendo os últimos espaços silvestres da Angola e pontos críticos remotos de biodiversidade. A iniciativa de jogos educacionais da russa, Marianna Muntianu, transforma árvores virtuais em realidade, ganhou o prêmio para a região europeia.

A brasileira Anna Luisa Beserra ganhou o prêmio por uma inovação que usa energia para purificar a água, e Omar Itani, do Líbano, está redesenhando o futuro da moda com seu projeto de distribuição. Sonika Manandhar do Nepal está liderando uma iniciativa para capturar big data de veículos elétricos e reduzir emissões melhorando a eficiência do transporte, enquanto capacita mulheres no processo e a vencedora conjunta da Ásia e Pacífico, Louise Mabulo, das Filipinas, é apaixonada por alimentar o futuro.

Falando no evento, a Diretora Executiva do PNUMA, Inger Andersen, disse: “Fiquei impressionada com a determinação destes indivíduos que se recusam a recuar diante de desafios assustadores e ainda procuram e encontram soluções.

“Nossos Campeões e Jovens Campeões de 2019 se atrevem a sonhar mais; eles se esforçam mais e vão mais longe. Suas ações falam mais alto que palavras”, acrescentou.

NOTAS AOS EDITORES

Sobre os Campeões da Terra

O prêmio anual Campeões da Terra é concedido a líderes destacados do governo, da sociedade civil e do setor privado cujas ações tiveram um impacto positivo no meio ambiente. Desde 2005, a premiação reconhece 88 ganhadores, de líderes mundiais a inventores de tecnologia.

Sobre os Jovens Campeões da Terra

O prêmio Jovens Campeões da Terra foi iniciado em 2017, oferecendo a prestigiada plataforma Campeões da Terra - com vencedores incluindo chefes de Estado, cientistas inspiradores e visionários ambientais - a jovens ambientalistas brilhantes com uma visão.

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é o porta-voz global líder em questões ambientais. Ele fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Sobre o Weibo

Os Campeões da Terra são organizados em parceria com o Weibo - o principal veículo de mídia social da China para as pessoas criarem, compartilharem e descobrirem conteúdo online. Weibo tem mais de 486 milhões de usuários ativos mensais.

Sobre a Covestro

Com vendas de 14,6 bilhões de euros em 2018, a Covestro está entre as maiores empresas de polímeros do mundo. As atividades comerciais estão focadas na fabricação de materiais poliméricos de alta tecnologia e no desenvolvimento de soluções inovadoras para produtos utilizados em muitas áreas da vida cotidiana.

Para mais informações entre em contato:

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Chefe de Notícias e Mídia, Keishamaza Rukikaire, rukikaire@un.org