06 Mar 2019 Notícia Meio Ambiente em estudo

“O que está em jogo é a vida e a sociedade como a maioria de nós conhece e usufrui”, afirma chefe da ONU Meio Ambiente às vésperas do…

• Diretora-executiva interina da ONU Meio Ambiente, Joyce Msuya, faz um pedido urgente antes da Quarta Assembleia da ONU para o Meio Ambiente.
  • Em carta aos Estados-membros das Nações Unidas, Msuya pede coragem e resolução na resposta às mudanças do clima e a outros desafios urgentes.
  • “O que está em jogo é a vida e a sociedade como a maioria de nós conhece e usufrui”, afirma.

Nairóbi, Quênia, 6 de março de 2019: A diretora-executiva interina da ONU Meio Ambiente, Joyce Msuya, emitiu um forte apelo à ação antes da Quarta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA), que será realizada em Nairóbi, de 11 a 15 de março.

“O tempo está se esgotando”, escreveu Msuya em carta aos Estados-membros das Nações Unidas. “Já se foi o tempo para promessas e politicagem. Já se foi o tempo de compromissos com pouca responsabilização. O que está em jogo é a vida e a sociedade como a maioria de nós conhece e usufrui”.

O pedido foi feito enquanto ministros do Meio Ambiente de todo o mundo se preparam para viajar para Nairóbi, onde participarão do mais importante fórum ambiental global. Questões como o fim do desperdício de alimentos, a difusão de carros elétricos e o combate à poluição plástica em nossos oceanos estão entre os principais temas das negociações que deverão ocorrer durante a Assembleia.

“É chegada a hora de realmente darmos forma às transformações que serão exigidas para sustentar a vida humana – transformações em nossos sistemas alimentares, sistemas energéticos, sistemas hídricos, sistemas econômicos - e até mesmo, nossos sistemas de valores”, declarou Msuya.

A chefe da agência ambiental da ONU também definiu cinco pontos-chaves para começar a alavancar as mudanças que o planeta precisa: circularidade, um novo acordo para a natureza (New Deal Verde), cidades, refrigeração limpa e energia renovável. “Se conseguirmos impulsionar mudanças sistêmicas nessas áreas, então contribuiremos para tirar pessoas da pobreza e construiremos um mundo mais seguro, saudável e equitativo. Ao proteger o planeta - como já vimos em diversas ocasiões - também estamos protegendo seus habitantes”.

Ao destacar soluções inovadoras, tema da Quarta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Msuya chamou a atenção para as diversas oportunidades que podem ser encontradas na transição para um mundo mais sustentável.

“Algumas das soluções mais importantes para a crise climática – e para a perda da biodiversidade e tantos outros desafios – surgirão da inovação. E temos provas de que políticas bem elaboradas podem impulsionar a inovação e ajudar a difundir novas tecnologias cruciais em velocidade e escala que teriam parecido impossíveis há apenas uma geração”.

Msuya encerrou a carta com um apelo forte e direto aos Estados-membros da ONU, pedindo que eles compareçam à Assembleia com coragem e determinação para lutar por um futuro sustentável.

“Vamos trabalhar juntos para elaborar soluções com determinação, que transformem o nosso nível de ambição. Vamos nos esforçar por resoluções que exijam que todos nós – ONU Meio Ambiente, nossos Estados-membros, nossos parceiros na sociedade civil e no setor privado, cidadãos – possam realizar o tipo de mudanças que a humanidade requer para prosperar”.

Sobre a Assembleia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente

A Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente é o fórum global de mais alto nível para questões de meio ambiente e reúne, entre outros, chefes de Estado, ministros do Meio Ambiente, presidentes de multinacionais, ONGs e ativistas para discutir e firmar compromissos globais para a proteção ambiental.

A Assembleia é a melhor oportunidade do ano para monitorar os mais recentes avanços em ações e políticas ambientais, relatar novas histórias e entrevistar tomadores de decisão, pioneiros ambientais e aqueles cujas vidas estão ameaçadas caso não embarquemos em um novo caminho rumo ao consumo e à produção sustentáveis.

A Quarta Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente elegeu os temas soluções inovadoras para desafios ambientais e consumo e produção sustentáveis com objetivo de inspirar nações, empresas e indivíduos a buscar #SoluçõesInovadoras e ter um olhar crítico sobre como produzem e consomem.

Para a agenda mais recente, participantes e eventos, acesse:

www.unenvironment.org/environmentassembly

www.solvedifferent.eco

Para informações, entrevistas e detalhes de credenciamento, contate:

Flora Pereira, Gerente de Comunicação e Informação Pública da ONU Meio Ambiente no Brasil, florapereira.dasilva@un.org