10 Feb 2020 Notícia Air quality

Maior plataforma de dados sobre qualidade do ar é lançada no 10º Fórum Urbano Mundial

Abu Dhabi, 10 de fevereiro de 2020 - O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), juntamente com o ONU-Habitat e a IQAir, uma empresa suíça de tecnologia para a qualidade do ar, lançou hoje a maior plataforma de dados de qualidade do ar do mundo, reunindo dados da poluição do ar em tempo real de mais de 4.000 colaboradores, incluindo cidadãos, comunidades, governos e setor privado objetivando conquistarmos cidades mais saudáveis ​​e sustentáveis.

Lançada no Décimo Fórum Urbano Mundial em Abu Dhabi, essa parceria, que alcança hoje mais de 15 milhões de usuários e têm mais de 7.000 cidades participantes em todo o mundo, visa sustentar e ampliar o principal banco de dados sobre a qualidade do ar do mundo.

Os dados, compartilhados em uma única plataforma coordenada pela ONU, informarão governos para que estes formular melhores políticas, estarão disponíveis aos cidadãos, para que possam fazer escolhas informadas sobre sua saúde e exigir ações de seus governos, e proverão às empresas a possibilidade de escolher investimentos que proporcionem ambientes mais limpos e ecológicos.

A necessidade de agir é urgente. Globalmente, 7 milhões de pessoas morrem a cada ano por conta da poluição do ar. Delas, 650.000 são crianças. Os poluentes atmosféricos não afetam apenas a nossa saúde, mas também os ecossistemas e a produção de alimentos, além de estar ligada às mudanças climáticas. Apesar disso, a maioria dos cidadãos não tem acesso a dados de qualidade do ar em tempo real.

“A poluição do ar é uma emergência de saúde pública e ambiental que afeta a todos nós, em todos os lugares do mundo”, disse Joyce Msuya, Diretora Executiva Adjunta do PNUMA. "Estamos felizes com o lançamento desta parceria da ONU-Habitat e a IQ Air que trará informações e, principalmente, irá incentivar ações de cidadãos, governos e o setor privado".

A plataforma do PNUMA se baseia na tecnologia da IQAir para agregar, validar e calibrar dados sobre a qualidade do ar que até agora estavam restritos a sites ou aplicativos individuais ou não compartilhados publicamente. O ONU-Habitat ajuda as cidades a desenvolver planos para reduzir a poluição do ar, melhorando o transporte público e o gerenciamento de resíduos.

Mesmo dentro de um único país ou cidade, o acesso à informação sobre a qualidade do ar pode variar de comunidade para comunidade. Enquanto na Europa, na Ásia e na América do Norte há milhares de estações de monitoramento fornecendo informações em tempo real sobre o PM2.5 (o material particulado fino amplamente responsável por mortes e doenças) ao público, muitos países em desenvolvimento não têm infraestrutura. Por exemplo, a África, um continente de 1,3 bilhões de pessoas, possui apenas 50 estações de monitoramento da qualidade do ar acessíveis ao público. Imediatamente após o lançamento desta nova plataforma, esse número aumentará para 85, com a inclusão das autoridades da cidade de Addis Abeba, Nairobi e Kampala, que estão ativamente engajadas na implantação de redes locais de monitoramento.

“A má qualidade do ar é um problema que afeta as populações urbanas de maneira particularmente séria. A capacidade de medir e tomar medidas para melhorar a saúde das pessoas que vivem em nossas cidades é crítica e o ONU-Habitat se orgulha de fazer parte deste importante trabalho”, disse Maimunah Mohd Sharif, Diretor Executivo do ONU-Habitat.

A plataforma aborda a lacuna global de informações sobre qualidade do ar, reunindo dados coletados por governos, ONGs, empresas, grupos e indivíduos da comunidade local. Qualquer pessoa pode se inscrever para contribuir com dados da qualidade do ar em tempo real. Para garantir a precisão dos dados, o IQAir fornece sua experiência criando e operando seu mapa global da qualidade do ar para garantir a confiabilidade dos dados publicados por meio de seu sistema de validação e calibração, que utiliza algoritmos avançados de aprendizado automático.

"Reconhecemos que algumas das comunidades mais vulneráveis ​​do mundo são desproporcionalmente afetadas pela baixa qualidade do ar", disse Frank Hammes, CEO da IQAir. "Por meio da nossa parceria com o PNUMA e o ONU-Habitat, capacitamos mais cidadãos, comunidades e governos em todo o mundo a monitorar sua qualidade do ar com sensores da poluição do ar de baixo custo para que possam fazer as alterações necessárias e respirar um ar mais limpo e saudável".

Ao melhorar o acesso a dados sobre a qualidade do ar em tempo real, espera-se que essa colaboração exclusiva entre agências da ONU, o setor privado e os governos locais acelere os esforços para mudar a forma como o transporte, a gestão de resíduos e outros serviços são gerenciados nas cidades, para que a poluição do ar proveniente dessas atividades seja significativamente reduzido, se não eliminado.

Existem exemplos de políticas bem-sucedidas para melhorar a qualidade do ar: Na capital chinesa, Pequim, por meio de uma abordagem sistemática baseada no conhecimento científico e coordenada com sucesso com cidades e regiões vizinhas, a concentração de material particulado fino (PM2.5) no ar caiu 35% em apenas cinco anos (2013-2017).

MAIS INFORMAÇÕES

Encontre a maior fonte de dados de qualidade do ar em tempo real aqui.

Para obter mais informações sobre dados e conhecimentos sobre o meio ambiente, visite a Sala de Situação Mundial do Meio Ambiente.

Sobre o PNUMA

O PNUMA é a principal voz global em questões ambientais. Ele fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Sobre o ONU-Habitat

O ONU-Habitat trabalha em mais de 90 países, apoiando pessoas nas cidades e assentamentos humanos para um melhor futuro urbano. Trabalhando com governos e parceiros locais, nossos projetos de alto impacto combinam experiência de nível mundial e conhecimento local para fornecer soluções oportunas e direcionadas. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável inclui uma meta dedicada às cidades, o ODS 11 - tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Sob a Nova Agenda Urbana, existe uma dedicação claramente definida e renovada pela comunidade global de desenvolvimento para garantir que nossas cidades se expandam de maneira sustentável.

Sobre a IQAir

A IQAir é uma empresa de tecnologia da qualidade do ar sediada na Suíça que, desde 1963, capacita indivíduos, organizações e comunidades a respirar um ar mais limpo por meio de soluções de informação, colaboração e tecnologia. Visite airvisual.com e iqair.com para mais informações.

Para imprensa, por favor entre em contato:

Roberta Zandonai, Gerente de Comunicação Institucional, PNUMA, roberta.zandonai@un.org