pixabay
07 Mar 2024 Notícia Climate Action

Emissões globais do setor de construção ainda são altas e continuam crescendo

Nairobi, 7 de março de 2024 – A demanda de energia e as emissões do setor de construção representam mais de um quinto das emissões globais. Em 2022, um aumento de 1% nas emissões do setor foi equivalente a mais de 10 milhões de carros circulando a linha do equador da Terra. Ao mesmo tempo, a intensidade energética do setor caiu 3,5%. Estas são as principais conclusões de um relatório publicado hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA) e pela Aliança Global para Edifícios e Construção (GlobalABC).

O Relatório de Status Global para Edificações e Construção (Global Status Report for Buildings and Construction) acompanha o progresso e descreve recomendações para governos, indústria e sociedade civil em direção a um setor de edificações com emissão zero, eficiente e resiliente até 2050. O documento foi publicado no primeiro dia do Fórum Global de Edifícios e Clima,  em Paris.

De acordo com o relatório, em 2022, o setor foi responsável por 37% da energia operacional global e das emissões de CO2 relacionadas a processos, aumentando para pouco menos de 10 Gt de CO2. Seu consumo de energia chegou a 132 exajoules, mais de um terço da demanda global.

"Não há caminho credível para enfrentar as alterações climáticas sem uma mudança fundamental no setor da construção civil", disse Inger Andersen, diretora-executiva do PNUMA. "Metade dos edifícios que existirão até 2050 ainda não foram construídos. Esta é uma grande oportunidade para o setor reimaginar os prédios do futuro – edifícios que priorizam a resiliência, renovação e reutilização, geração de energia renovável e construção de baixo carbono, ao mesmo tempo em que abordam as desigualdades sociais. Agora é a hora de governos e indústrias seguirem as promessas da COP28 e entregarem reduções de emissões reais por meio de um verdadeiro avanço nos edifícios", acrescentou.

O primeiro relatório de balanço global indicou que, para atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris, reduções profundas, rápidas e sustentadas nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) exigirão "triplicar a capacidade de energia renovável globalmente e dobrar a taxa média anual global de melhorias de eficiência energética até 2030". O setor de edificações tem um papel fundamental a desempenhar: a intensidade energética no setor da construção teria de cair 37% em relação aos níveis de 2015 até 2030. Embora 2022 tenha tido uma redução modesta, permaneceu 15% acima da trajetória da meta.

Em 2022, a participação das energias renováveis no consumo final de energia dos edifícios foi de apenas 6%, significativamente atrás do progresso necessário para atingir a meta de 18% até 2030. O investimento acumulado em eficiência energética e edifícios de alto desempenho deveria ter sido 40% maior, totalizando US$ 2,7 trilhões.

No geral, o investimento na descarbonização de edificações aumentou 14% em 2022, para US$ 285 bilhões, em grande parte graças à resposta dos EUA e da Europa à insegurança energética. No entanto, ficou aquém das metas líquidas zero para 2030 e 2050 e os investimentos provavelmente diminuíram em 2023 para US$ 270 bilhões, embora os investimentos em eficiência energética ajudem a mitigar os riscos de exposição à volatilidade dos custos de energia e às emissões de GEE.

Um dos principais motivos para a redução da intensidade energética por metro no ano passado foram os 81 países com códigos de energia para construção. Ao mesmo tempo, 2,4 bilhões de metros quadrados de área útil - uma área igual a todo o estoque de edificações da Espanha - foram adicionados em 2022 em países sem nenhum código de energia para construção. 80% do crescimento da área útil esperado até 2030 está previsto em países de baixa renda que não possuem códigos de construção rigorosos.

Os roteiros de ação climática para o setor podem acelerar a descarbonização por meio da colaboração de formuladores de políticas, empresas privadas e ONGs na incorporação de estratégias de eficiência material, design e tecnologias de baixa emissão, eletrificação e energias renováveis. Mais de 15 edifícios nacionais e regionais e roteiros de construção foram facilitados com o GlobalABC, com 34 países adotando estratégias para descarbonizar o setor da construção. O relatório apela a todos os países para que desenvolvam roteiros de ação climática igualmente ambiciosos e abrangentes para o setor até 2030 e os utilizem na apresentação e revisão de um novo ciclo de planos nacionais de ação climática (NDCs).

Outras prioridades para governos, empresas e sociedade civil incluem:

• Desenvolvimento de códigos de energia de edificações alinhados com os princípios de Edifícios de Zero Emissões (ZEB): Em 2022, apenas 3 países estabeleceram tais códigos de energia.
  • Aumentar a taxa e o impacto da adaptação de edifícios existentes para eficiência energética, dos atuais 1% para 5-10% ao ano.
  • Adoção de medidas de projeto passivo para todos os novos edifícios.
  • Coleta de dados, através de ferramentas como a Building Passports.
  • Incentivos financeiros para um maior investimento na descarbonização do setor de edificações e da construção, incluindo na inovação e na mudança para a reutilização, circularidade, materiais naturais/de base biológica ou hipotecas verdes oferecidas pelos bancos: Espera-se que os investimentos para a descarbonização diminuam ao longo de 2023, uma vez que as famílias e as empresas enfrentam custos de empréstimos mais elevados e os construtores enfrentam custos mais elevados de construção em mão-de-obra e materiais.
  • As empresas do setor também são incentivadas a desenvolver uma compreensão sólida de seus impactos sociais, incorporando padrões de equidade e diversidade em seu trabalho.
  • As ONG podem sensibilizar para o papel dos edifícios nas alterações climáticas e defender mudanças políticas no sentido de abordagens de design inclusivas e sustentáveis.

Um avanço marcante em 2023 foi o Buildings Breakthrough, lançado na COP28, para coordenar entre os países para tornar as tecnologias limpas e soluções sustentáveis no setor de edificações e construção a opção mais acessível, acessível e atraente em todas as regiões até 2030.

O PNUMA, os membros da GlobalABC e outros parceiros manterão os esforços para uma nova estrutura para descarbonizar edifícios novos e existentes e toda a cadeia de valor da construção, incluindo desenvolvimento urbano e planos de desenvolvimento nacional, adaptação climática e inclusão. O PNUMA, como membro da GlobalABC, apoia o desenvolvimento contínuo de roteiros de ação climática para o setor, à medida que conclui quatro novos pilotos em Gana, Senegal, Bangladesh e Índia.

NOTAS AOS EDITORES

Sobre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
O PNUMA é a principal voz global sobre o meio ambiente. Fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e permitindo que nações e povos melhorem sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.

Sobre a Aliança Global para Edifícios e Construção (GlobalABC)

Fundado na COP21, sediado pelo PNUMA e com 291 membros, incluindo 42 países, o GlobalABC é a principal plataforma global para todas as partes interessadas do ambiente construído comprometidas com uma visão comum: um setor de construção e edificações com emissão zero, eficiente e resiliente.

Para mais informações, entre em contato:

Unidade de Notícias e Mídia, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente