Blue Circle - Entrepreneurial Vision

We hope that Blue Circle’s marine waste management model can expand beyond this country and to the world, galvanizing more people into action to address marine pollution.

Em uma cena inalterada por gerações, pescadores se levantam antes do amanhecer para vasculhar as águas costeiras da província chinesa de Zhejiang, na esperança de uma captura abundante. 
 

Hoje em dia, muitos são tão propensos a retornar à costa com um compartimento de carga tão cheio de plástico quanto de peixes.

Isso decorre do fato de que, desde 2019, a iniciativa ambiental Blue Circle (Círculo Azul,em português) paga aos pescadores de Zhejiang – e moradores de comunidades costeiras – para coletar detritos plásticos, como sacolas, garrafas e redes de pesca descartadas.

O plano faz parte de um esforço ambicioso, apoiado por equipamentos de ponta e tecnologia blockchain, para remover e gerenciar a poluição plástica ao longo de parte da costa de 6.600 km da província. O impulso também é projetado para proporcionar benefícios às comunidades locais.

Desde o seu lançamento, a iniciativa contou com a ajuda de 10.240 barcos e 6.300 pescadores e moradores locais para reciclar cerca de 2.500 toneladas de plástico.

"Esperamos que o modelo de gestão de resíduos marinhos da Blue Circle possa se expandir para além deste país e para o mundo, incentivando mais pessoas a agir para combater a poluição marinha", disse Chen Yuan, chefe da divisão de meio ambiente ecológico marinho do Departamento de Ecologia e Meio Ambiente da província de Zhejiang.

Por sua contribuição para combater a poluição plástica, a Blue Circle foi nomeada a Campeã da Terra para Visão Empreendedora de 2023, uma das maiores honrarias ambientais das Nações Unidas.

"O vício da humanidade em plástico está ameaçando a saúde de nosso planeta, nosso bem-estar e nossa prosperidade", disse Inger Andersen, diretora executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). "Para garantir uma transição justa e melhorar os meios de subsistência, devemos abraçar a inovação. A Blue Circle está demonstrando o que é possível fazer quando tecnologia e sustentabilidade se unem."

Seven small fishing boats unload plastic onto a barge for recycling.
Blue Circle mobilize fishers to collect and sort marine plastic pollution. (UNEP/Justin Jin)

Novas soluções

Desenvolvido pelo Departamento de Ecologia e Meio Ambiente da província de Zhejiang e pela Zhejiang Lanjing Technology, o Blue Circle se diz o maior programa de reciclagem de resíduos plásticos marinhos da China.

A iniciativa desenvolveu uma plataforma digital que usa a tecnologia blockchain e rastreamento baseado na internet para mapear a jornada de peças plásticas individuais.

Reabastecimento ao vivo de barcos, portos e linhas de produção, junto a mapas interativos, catalogam a coleção, o envio, o armazenamento, a reciclagem e a remanufatura do plástico. Os compradores podem acessar essas informações escaneando códigos QR em produtos feitos de plástico certificado do oceano.

O uso da tecnologia blockchain e da web pela Blue Circle oferece um vislumbre empolgante do futuro da ação ambiental.

"Criamos uma plataforma digital que pode servir de modelo para o mundo", disse Chen Yahong, gerente geral da Divisão de Negócios Marinhos da Zhejiang Lanjing Technology, em entrevista ao PNUMA.

Até 2025, a Blue Circle planeja tornar o seu sistema digital público e expandir para integrar uma série de empresas, incluindo negócios pequenos e informais, governos e organizações de bem-estar social públicas.

A abordagem “produzir, usar e descartar” da humanidade em relação ao plástico está causando um pesadelo ambiental. Mais de 90% do plástico já produzido é enterrado, queimado ou vazado para o meio ambiente, geralmente após um único uso. As emissões relacionadas a essa abordagem míope poderão representar quase um quinto das emissões globais de gases de efeito estufa ao abrigo das metas mais ambiciosas do Acordo de Paris até 2040.

Benefício para as comunidades pesqueiras

Juntamente ao cultivo de chá e à agricultura de seda, a pesca é um pilar da economia rural de Zhejiang. Mas não é mais a indústria que costumava ser devido ao envelhecimento da população das áreas costeiras.

Para ajudar as comunidades de baixa renda, a Blue Circle oferece uma série de incentivos e benefícios financeiros. Ela paga aos seus "limpadores do oceano" 0,2 yuan chineses (cerca de 3 centavos de dólar) por cada garrafa plástica coletada, cerca de sete vezes mais do que a taxa de mercado.

Os membros da Blue Circle podem acessar o seguro previdenciário social básico e empréstimos a juros baixos de bancos e cooperativas de crédito rurais por meio de uma plataforma digital. Até agora, empréstimos no valor de até 130 milhões de yuans (US$ 18 milhões) foram emitidos sob o esquema.

A iniciativa também criou um "fundo de prosperidade" financiado pelos lucros da venda de partículas de plástico para empresas de manufatura. Por meio do fundo, os coletores de resíduos plásticos ganham uma média de 1.200 yuans (US$ 165) por mês. Ao trabalhar com o governo e empresas, a Blue Circle apoiou mais de 6 mil residentes de baixa renda e pescadores em áreas costeiras.

"A Zhejiang pratica a proteção ambiental de forma abrangente em todos os setores, em colaboração com governos, empresas e o público. Isso promove o crescimento econômico e protege os ecossistemas marinhos, e as pessoas em Zhejiang esperam por um belo ambiente natural e um espaço ecológico de alta qualidade", disse Chen Yuan.

Globalmente, o PNUMA trabalha com governos e empresas para promover umatransição justa dos plásticos, inclusive nos países em desenvolvimento. Isso implica garantir a produção e o consumo sustentáveis de plásticos de uma forma justa e inclusiva para todos os envolvidos, incluindo catadores e outros trabalhadores da cadeia de valor do plástico. A adoção de soluções digitais e a promoção da transparência podem desempenhar um papel fundamental na realização desses objetivos. Além disso, essa abordagem não apenas promove oportunidades de trabalho decentes, mas também é essencial para garantir a inclusão, um fator crítico para alcançar esse esforço, dizem os especialistas.

Harmonia com a natureza

A China ainda produz cerca de 30% do plástico do mundo, mas o país tem tomado medidas para lidar com a poluição plástica e seu impacto no meio ambiente.

A China proibiu a importação de resíduos plásticos em 2018 e não recebe mais grande parte da sucata plástica do mundo desenvolvido. Mais recentemente, o governo revelou planos para eliminar gradualmente todos os produtos plásticos de uso único e não biodegradáveis até 2025.

O Ministério da Ecologia e Meio Ambiente reconheceu o trabalho da Blue Circle como digno de ser promovido em todo o país. Com mais apoio de departamentos governamentais em todos os níveis, a Blue Circle espera expandir significativamente suas atividades para cobrir 289 portos em nove províncias costeiras e dois municípios até 2025.

De acordo com Chen Yuan, do Departamento de Ecologia e Meio Ambiente, grande parte do sucesso da Blue Circle vem dos benefícios mútuos que o projeto foi criado para trazer às comunidades pesqueiras: renda para águas costeiras mais limpas.

Ele também aponta o histórico da província em ações ambientais. Em 2018, o Programa de Reavivamento Rural Verde de Zhejiang foi nomeado Campeão da Terra. O impulso verde de Zhejiang ganhou impulso significativo quando o Presidente Xi Jinping, então chefe do partido na província, visitou a cidade florestada e montanhosa de Anji em 2003. Lá, Xi exaltou as virtudes de proteger a natureza e disse a famosa frase: "Águas claras e montanhas exuberantes são tão inestimáveis quanto prata e ouro".

Chen Yuan disse: "As pessoas realmente viram com seus próprios olhos que águas claras e montanhas verdes valem preço de ouro".

A man threading thin strips of plastic through a device.
Blue Circle uses blockchain technology to certify the goods it makes from plastic collected from the ocean. (UNEP/Justin Jin);

 

Sobre os Campeões da Terra do PNUMA

Os Campeões da Terra do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) homenageiam indivíduos e organizações cujas ações têm um impacto transformador no meio ambiente. O prêmio anual Campeões da Terra é a maior honraria ambiental da ONU. #CampeõesdaTerra 

Sobre a campanha #CombataAPoluição

Para combater o impacto generalizado da poluição na sociedade, o PNUMA lançou a #CombataAPoluição , uma estratégia para uma ação rápida, em larga escala e coordenada contra a poluição do ar, da terra e da água. A estratégia destaca o impacto da poluição nas mudanças climáticas, na perda da natureza e da biodiversidade e na saúde humana. Por meio de mensagens baseadas na ciência, a campanha mostra como a transição para um planeta livre de poluição é vital para as gerações futuras. 

Notícias