29 Jun 2020 Notícia Climate Action

PNUMA e Sony criam realidade virtual para sensibilizar usuários sobre suas pegadas de carbono

Nairóbi, 29 de junho de 2020 – O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Sony PlayStation se uniram para criar uma experiência imersiva de realidade virtual que visa sensibilizar os usuários sobre como transformações em nossos estilos de vida podem ajudar no combate às mudanças climáticas.

As organizações se uniram em parceria inédita para criar uma experiência imersiva que leve os espectadores a conhecerem suas pegadas de carbono individuais através da plataforma DreamsTM. O vídeo leva os usuários em uma viagem de 5 minutos em um dia comum, mostrando o que eles comem, como se locomovem e as casas em que habitam, e termina com uma gigantesca bola de 34 metros de altura que ilustra a pegada de carbono de uma pessoa comum em um país desenvolvido.

“O COVID-19 afetou a maneira como vivemos e agora que estamos saindo do isolamento temos a oportunidade de desenvolver novos hábitos para nos mantermos dentro do limite seguro de um mundo 1,5oC mais quente. Esperamos que essa experiência de realidade virtual mostre às pessoas que novos estilos de vida podem ser interessantes e possíveis", disse a diretora da Divisão de Economia do PNUMA, Ligia Noronha.

Como membro da Aliança Playing for the Planet, lançada em 2019 com o apoio do PNUMA, a Sony espera ver mais designers de jogos promovendo o combate às mudanças climáticas. A Aliança sediou em abril um encontro de desenvolvedores de jogos sobre sustentabilidade ambiental (Green Mobile Green Jam, em inglês) que contou com 11 empresas e que resultará em mais jogos voltados para a temática.

O ilustrador chefe, Martin Nebelong, explica que “a realidade virtual é um meio extraordinário para falar sobre as mudanças climáticas. Como artista, eu queria criar uma experiência agradável e, às vezes, assustadora, que mostrasse nossa real emissão de carbono e os impactos que devemos esperar como consequência de nossos estilos de vida. Isso não seria possível em duas dimensões”.

“Os jogos alcançam muitas pessoas em todo o mundo e têm o poder de inspirar mudanças sociais. O grupo Sony tem um plano ambiental global chamado Road to Zero e, para seguir com os compromissos assumidos na Cúpula de Ação Climática 2019, da ONU, em Nova York, firmamos uma parceria com o PNUMA para explorar várias maneiras de usar os jogos e a realidade virtual para educar e trazer mensagens de esperança. Estamos muito entusiasmados de ver o vídeo produzido com a plataforma do DreamsTM, uma das primeiras iniciativas de entretenimento pela sustentabilidade”, disse o diretor de Conformidade Técnica e Ambiental da Sony, Kieren Mayers, ao apoiar a iniciativa.

Usuários não precisarão de dispositivos de realidade virtual para viver a experiência. O material será transmitido pelo YouTube em um vídeo panorâmico de 360 ​​graus para que cada um possa interagir a partir de computadores ou dispositivos móveis e também pela Escola da Terra, uma colaboração do PNUMA com a plataforma TED-Ed voltado para estudantes e educadores e que já alcançou cerca de 700.000 jovens em todo o mundo.

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre o PNUMA

O PNUMA é a principal voz global em temas ambientais. Ele promove liderança e encoraja parcerias para cuidar do meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e pessoas a melhorarem a sua qualidade de vida sem comprometer a das futuras gerações.

Sobre a Sony

A Sony faz parte da Aliança Playing for the Planet, com 14 plataformas e fabricantes de jogos – como Microsoft, Google Stadia, Rovio, Supercell, Sybo, Ubisoft e WildWork. A Aliança visa apoiar as empresas a compartilharem, aprenderem e monitorarem seus progressos na agenda ambiental.

Para imprensa, por favor entre em contato

Roberta Zandonai, Gerente de Comunicação Institucional, PNUMA, roberta.zandonai@un.org