02 May 2019 新闻稿 Environmental rights and governance

#MeuPlanetaMeusDireitos: iniciativa global irá promover o direito ambiental de crianças e jovens

Iniciativa global para promover o direito das crianças a um meio ambiente saudável será lançada hoje (2/5), em Bogotá, Colômbia, por agências da ONU e parceiros. A primeira atividade da #MeuPlanetaMeusDireitos será um workshop de dois dias na capital colombiana e reunirá 40 especialistas e 25 crianças e jovens de toda a América Latina e Caribe para discutir as principais questões ambientais que as crianças na região enfrentam, além de estimular a colaboração e possíveis soluções para promover os direitos delas frente a estes desafios. A iniciativa culminará com uma Declaração Global para o Direito das Crianças a um Meio Ambiente Saudável, a ser desenvolvida por crianças, jovens e especialistas ao longo dos próximos dois anos.

As crianças estão entre os grupos mais vulneráveis ​​aos problemas ambientais. Mais de 1,5 milhão de meninos e meninas com menos de cinco anos de idade perdem a vida todos os anos como resultado de impactos ambientais evitáveis, enquanto outros milhões sofrem com doenças, deficiências e uma série de outras questões, incluindo algumas que persistem pelo resto da vida.

Dentro de suas casas, onde deveriam se sentir seguras, muitas crianças estão expostas à poluição do ar por fatores domésticos, produtos químicos tóxicos, alimentos contaminados e água impura. E quando saem de suas casas, enfrentam a poluição atmosférica e depósitos de lixo a céu aberto, ao invés de espaços verdes e acesso ao ambiente natural. A mudança climática, os níveis sem precedentes de perda da biodiversidade global e o esgotamento dos recursos naturais representam algumas das maiores ameaças sistêmicas aos direitos das crianças e comprometem a vida das gerações atuais e futuras. As greves escolares globais contra a mudança do clima (Fridays For Future) mostraram que crianças e jovens estão engajados nessas questões e suas vozes devem ser ouvidas.

Em resposta a esses desafios, vários atores-chave estão lançando a Iniciativa Global para Promover o Direito das Crianças a um Meio Ambiente Saudável entre 2019 e 2021. A iniciativa consiste em uma série de consultas regionais que serão realizadas em todo o mundo, com crianças e outras partes interessadas, para identificar soluções tangíveis que promovam os direitos ambientais delas.

Como parte da iniciativa, a nova geração de todo o mundo é convidada a participar de uma pesquisa online para expressar seus pontos de vista e preocupações sobre o meio ambiente, os quais serão amplamente compartilhados com tomadores de decisão em países, regiões e internacionalmente. Com base nesses dados, uma Declaração Global para o Direito das Crianças a um Meio Ambiente Saudável será desenvolvida e entregue aos líderes mundiais.

Além do encontro em Bogotá, serão feitas outras consultas em uma série de reuniões com especialistas regionais. Em 2019, a consulta será no Sudeste da Ásia e Pacífico, e em 2020, na África, Europa, América do Norte e Ásia Ocidental, além da consulta global final.

A iniciativa está sendo promovida sob os auspícios do Relator Especial da ONU para Direitos Humanos e Meio Ambiente, em colaboração com Child Rights Connect, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ), Ministério para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento da Alemanha, Global Child Forum, Fundação Heinrich Boll, Projeto Dryad, Terre des Hommes, UNICEF, ONU Meio Ambiente, UNESCO, WWF e outros.

Lançamento em Bogotá, Colômbia

 

Para responder a pesquisa online

Inglês: https://www.voicesofyouth.org/climate-action

Espanhol: https://www.voicesofyouth.org/es/acción-climática

 

Para mais informações entre em contato com

Flora Pereira, Gerente de Comunicação e Informação Pública, florapereira.dasilva@un.org

Roberta Zandonai, Assistente de Comunicação, roberta.zandonai@un.org