Três dicas para um fim de ano mais sustentável

Dependendo de onde você mora, as férias de final de ano podem ser uma época para estar com a família e os amigos. Essas tradições geralmente incluem a troca de presentes.

Desde levar flores e chocolates até comprar presentes para crianças, familiares, amigos e colegas de trabalho, por que não pensar também no meio ambiente nas suas compras deste ano?

Existem muitas ideias de presentes que não geram um custo para o planeta. Desde fazer as coisas você mesmo até selecionar presentes que reduzam o desperdício ou o uso de eletricidade, pense criativamente sobre como usar menos recursos naturais.

Por exemplo, Beatriz Martins Carneiro, diretora de gestão do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em rotulagem ecológica e informações ao consumidor, disse:

“Estratégias de negócios como mercado de segunda mão, upcycling e reparo são essenciais para ajudar a fechar o ciclo da cadeia produtiva, permitindo que produtos e materiais sejam mantidos no mercado pelo maior tempo possível.

Em vez de comprar novos, por que não procurar peças únicas e exclusivas em mercados de segunda mão ou lojas de upcycling?”

Idealizada por jovens empreendedores, vencedores e finalistas do prêmio anual Jovens Campeões da Terra, também estão trabalhando em ideias de inovação - de embalagens ecológicas a produtos para cuidados com a pele - para tornar seu presente especial e ecológico.

image

Aqui estão três maneiras de ajudá-lo a comprar verde nesta temporada de férias.

Presentes da natureza

De alimentos à base de plantas a desodorantes e cremes faciais orgânicos, uma ideia é se inspirar na natureza para escolher seus presentes.

Lisa Curtis, 29 anos, decidiu começar a fazer suplementos nutritivos com moringa oleifera, uma árvore rica em nutrientes. Ela trabalha com agricultores de moringa no Gana, Haiti e Nicarágua para disponibilizar suas guloseimas saborosas para uma audiência global.

Enquanto isso, Celine Jennison, 26 anos, se inspira na natureza para uma coleção de cuidados com a pele densa em nutrientes. Do sabão de cedro preto aos óleos noturnos e desodorantes, seus produtos artesanais usam frutos de árvores e plantas perenes orgânicas.

Seus produtos nutrem a agricultura regenerativa e a conservação do oceano de maneira saudável e acessível, por meio de produtos sem desperdício, que são regenerativos por design.

Faça um upcycle

A indústria da moda é responsável por 8 a 10% das emissões globais de carbono - mais do que todos os voos internacionais e transporte marítimo combinados.

No entanto, o relatório State of Fashion 2019 da McKinsey & Company observa que 9 em cada 10 consumidores da Geração Z - nascidos entre 1994 e 2014 - acreditam que as empresas têm a responsabilidade de abordar questões ambientais e sociais.

Os jovens estão liderando o caminho na reciclagem e transformação de roupas. O jovem Campeão da Terra Omar Itani, no Líbano, é um exemplo disso. Sua empresa, FabricAID, leva o conceito de reciclagem para o próximo nível, ajudando as comunidades vulneráveis ​​a comprar roupas de segunda mão de qualidade para transformar em novos produtos.

image

Embalagem ecológica inspirada

Quando Alhaji Siraji Bah, de 19 anos, de Serra Leoa, perdeu tudo em um deslizamento de lama devastador, ele poderia ter desistido. Em vez disso, ele usou essa experiência para aprender sobre as causas desse tipo de desastre. Sua pesquisa mostrou que o desmatamento e quantidades excessivas de resíduos estavam levando à degradação ambiental.

No Oriente Médio e na África, quase 1.000 toneladas de resíduos são produzidas todos os dias, cerca de 50% delas são predominantemente de plástico e de biomassa, diz Bah. “Nos perguntamos como ajudar a reduzir esse desperdício e, ao mesmo tempo, criar uma oportunidade viável de negócios.

A empresa de Bah enfrenta a crise de resíduos na Serra Leoa produzindo sacos de papel biodegradáveis ​​a partir de folhas de bananeira para reduzir a poluição do plástico. Eles fizeram mais de 250.000 sacas.

Na Índia, o papel reutilizável de Nitish Singh, de 27 anos, pode ser usado mais de 100 vezes. Nele, pose se escrever com canetas convencionais, esferográfica, caneta de desenho e caneta marcador, que podem ser apagadas limpando o papel com um pano úmido.

A maioria dos papéis de embrulho é usada apenas uma vez. Imagine o que é necessário para produzir o papel descartável: a fabricação exige grandes quantidades de água: cerca de 5 litros de água doce para produzir apenas 1 folha A4, de acordo com Singh. Até 2020, a produção global de folhas A4 deve exceder 25 trilhões por ano, exigindo a destruição de 60 milhões de hectares de floresta, equivalente à área da França, observa Singh.

Garrette Clark, Oficial de Estilos de Vida Sustentáveis ​​do PNUMA, disse: “Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais suas férias podem fazer a diferença! Tente repensar completamente os presentes - não é necessário embrulho!

“Se você comprar presentes, inspire-se na natureza ou compre produtos e serviços que integram preocupações de sustentabilidade. Tente usar sacolas reutilizáveis, decoradas, revistas, jornais, mapas desatualizados ou tecidos para embrulhar, por exemplo”, disse ela.

Fique ligado para acompanhar a jornada dos Jovens Campeões e dos responsáveis ​​pela mudança. Você tem o que é preciso para ser um Jovem Campeão da Terra?

As inscrições serão abertas em janeiro. Ao inscrever-se você se torna parte da nossa comunidade de agentes de mudança - envolva-se e faça parte da conversa sobre mudança ambiental.

O Prêmio Jovens Campeões da Terra, desenvolvido pela Covestro, é a principal iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente para envolver os jovens na luta contra os desafios ambientais mais importantes do mundo.

 

 

Para mais informações, por favor entre em contato com:

Roberta Zandonai, Gerente de Comunicação Institucional, PNUMA, roberta.zandonai@un.org