UNEP Banner

Fernanda Samuel - Angolana, Africa

2020 Winner | Conservationista | Angolana

Eu cresci na costa da Angola, em meio aos manguezais, e me sinto profundamente conectada à biodiversidade que eles abrigam – que inclui aves migratórias, peixes, crustáceos e moluscos. Porém, desde a minha infância, os desenvolvimentos humanos têm invadido essas áreas sensíveis, resultando em um declínio acentuado das espécies e dos inestimáveis serviços ecossistêmicos desses habitats e levando a um aumento nas inundações. Nos últimos anos, tenho liderado campanhas de conscientização pública para alertar sobre a importância dos manguezais, além de promover atividades de limpeza e reflorestamento com a ajuda de milhares de voluntários. Meu projeto, OTCHIVA (que significa “zona úmida” em português), sensibilizou os moradores locais para ajudarem em nossos mutirões de limpeza e restauração e, ao longo de muitos meses, resultou em um aumento constante da população de flamingos e caranguejos, restaurando a subsistência das comunidades locais que vivem da pesca. O impacto do meu trabalho também influenciou o governo local. Meu projeto foi elogiado publicamente pelo vice-presidente da República da Angola durante seu discurso pela Independência Nacional da Angola em novembro de 2019 e em janeiro de 2020 fui chamada para uma reunião com o mesmo vice-presidente, que elogiou pessoalmente o OTCHIVA e procurou aprender mais sobre a restauração e proteção dos manguezais. Meu sonho é ver esses ecossistemas protegidos, restabelecer a resiliência do nosso litoral, bem como o garantir o bem-estar de todas as espécies que dependem desses habitats – incluindo nós mesmos.

Me chamo Fernanda Samuel, sou angolana e tenho 28 anos. Estou envolvida com Engenharia de Produção e Pesquisas de Petróleo, mas desde o fim da minha graduação trabalho com proteção ambiental. Sou co-fundadora da AmbiReciclo, uma startup que visa promover a economia verde para combater a pobreza por meio da reciclagem, e fundadora do Projeto OTCHIVA, que visa proteger e restaurar os manguezais na Angola, bem como promover o uso sustentável desses habitats e o bem-estar de todos os seres vivos que deles dependem.

Disclaimer: NOTE: This content was shared online for the 2019 cycle of the Young Champions of the Earth programme and has not been updated. This listing does not constitute any endorsement by nor status with the UN Environment Programme.

Explore More