UNEP Banner

Omar Itani - Libanês, West Asia

2019 Winner | Engenheiro Industrial | Libanês

O impacto causado pelo descarte de roupas em aterros sanitários é catastrófico. As fibras naturais, como o algodão ou a seda, produzem gases causadores do efeito de estufa após a degradação, enquanto fibras sintéticas como o poliéster não são biodegradáveis, conduzindo impactos no meio ambiente semelhantes ao dos plásticos. As substâncias químicas provenientes dos corantes podem causar graves danos ao solo e nas fontes de água. O FabricAID reutiliza e recicla roupas indesejadas. As roupas são classificadas em mais de 46 categorias, limpas em nosso armazém e redistribuídas para comunidades desfavorecidas a US$0,3 dólares - US$2 dólares por item. Vendemos mais de 60.000 itens de roupa a mais de 7.000 beneficiários. Além disso, coletamos roupas, sapatos e acessórios novos gentilmente usados em nossa rede de caixas de coleta de roupas inteligentes localizadas por todo o Líbano. As roupas que não podem ser reutilizadas são retalhadas para produção de travesseiros, cadeiras, sofás, colchões e sacos de feijão. Em colaboração com a Orphan Welfare Society, também trabalhamos com estudantes da ESMOD Fashion School para criar roupas de moda com mulheres alfaiates refugiadas da ONG Sawa for Development and Aid, que costuram o tecido em roupas. As novas criações são vendidas em desfiles de moda a preços que variam de 100$ a 200$ dólares a clientes de classe média, sob a marca RemAID by FabricAID.

Comecei uma premiada empresa de gestão de resíduos aos dezasseis anos de idade. Desde então, continuei me engajando civicamente por meio do empreendedorismo e do ativismo social, me graduei como engenheiro industrial para criação da FabricAID.

Disclaimer: NOTE: This content was shared online for the 2019 cycle of the Young Champions of the Earth programme and has not been updated. This listing does not constitute any endorsement by nor status with the UN Environment Programme.

Previous Regional Winners

Explore More