01 Nov 2019 Notícia Ocean & Coasts

Escoteiros da América Latina e do Caribe unem-se à luta global contra a poluição plástica

• A Região Escoteira Interamericana e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) uniram-se para reconhecerem aos jovens que reduzirem drasticamente sua pegada plástica.
  • Escoteiros da região realizarão o Desafio da Insígnia Mares Limpos para reduzir o consumo de plástico de uso único.
  • Jovens líderes são incentivados a inspirar suas famílias, escolas e comunidades a mudar seus hábitos de consumo.

Cidade do Panamá, 1 de novembro de 2019 - Milhares de escoteiros da América Latina e do Caribe irão participar dos esforços globais contra o lixo marinho, enfrentando um desafio de 10 semanas de redução de uso de plásticos, como parte da campanha Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O PNUMA está se juntando à Região Escoteira Interamericana para lançar o Desafio da Insígnia Mares Limpos, baseado no sistema tradicional de insígnias de escoteiros para recompensar os jovens que reduzirem drasticamente sua pegada de plástico e mobilizarem suas famílias, escolas e comunidades para transformar seus hábitos de consumo.

A iniciativa ocorre em países da América Latina e do Caribe em outubro deste ano, seguindo o sucesso dos desafios contra a poluição por plástico realizadas nas Associações de Escoteiros do Brasil, do Gana, do Quênia, de Maurício, da Tanzânia e de Uganda desde 2017.

“Os jovens estão liderando a luta por um planeta mais sustentável. Com o Desafio da Insígnia Mares Limpos, as novas gerações mostrarão o tipo de coragem que precisamos ter para enfrentar a calamidade global da poluição por plástico e seus efeitos devastadores”, disse Leo Heileman, Diretor Regional do PNUMA para a América Latina e o Caribe.

"Desde que o Movimento Escoteiro foi fundado, há 112 anos, a proteção ambiental está no centro do trabalho de todos os nossos membros", disse Raúl Sánchez, diretor da Região Escoteira Interamericana, que compreende 34 países das Américas. "O Desafio da Insígnia Mares Limpos nos permite apoiar o esforço global de redução do uso de plásticos descartáveis, a fim de reduzir seu impacto na vida marinha, para o bem-estar de todo o planeta".

Scouts Brasil

Para ganhar a insígnia em um de seus três níveis - ouro, prata e bronze - cada escoteiro e escoteira deve avaliar os tipos de plástico descartável que usa no dia a dia, como canudos, sacolas, copos ou garrafas de plástico, e comprometer-se a reduzir o uso de um desses artigos durante 10 semanas. A insígnia de ouro será concedida aos escoteiros que também liderarem campanhas de limpeza de praias e outras atividades que engajem pelo menos 300 pessoas.

“A Associação de Escoteiros do México AC está totalmente comprometida com o planeta, seus ecossistemas e o nosso meio social. Sempre inspiramos crianças e jovens a serem agentes de mudança ativos na busca pelo desenvolvimento sustentável. Fortalecendo os valores da juventude, alcançaremos um mundo melhor", disse Pedro Díaz Maya, Chefe Nacional de Escoteiros no México, que soma 48.000 membros.

Lançada em 2017, a campanha Mares Limpos trabalha com governos, empresas e cidadãos para eliminar o uso desnecessário de plástico descartável ​​e para proteger nossos oceanos e rios dessa poluição tóxica que coloca em risco nossos meios de subsistência e a vida silvestre.

Todo ano, mais de 8 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos, ameaçando os ecossistemas marinhos do mundo.

Atualmente, a campanha é apoiada por 60 países, 20 da América Latina e do Caribe.

NOTAS AOS EDITORES

Sobre o PNUMA

O PNUMA é o porta-voz global líder em questões ambientais. Ele fornece liderança e incentiva a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorar sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras. O PNUMA trabalha com governos, o setor privado, a sociedade civil e outras entidades da ONU e organizações internacionais em todo o mundo.

Sobre a Região Escoteira Interamericana

A Região Escoteira Interamericana, que compreende 34 países das Américas, é uma das 6 regiões escoteiras do Movimento Escoteiro mundial. A sede da Região Interamericana de Escoteiros, criada em 1946, está localizada na Cidade do Panamá e compreende mais de 4 milhões de escoteiros.

Sobre a campanha Mares Limpos

Lançada na Cúpula sobre Oceanos do Economist em Bali, em 2017, a campanha #MaresLimpos do PNUMA está pedindo aos governos que adotem políticas de redução de plástico; às indústrias que minimizem o uso de embalagens plásticas e redesenhem seus produtos; e estimulando consumidores a mudarem seus hábitos ​​antes que danos irreversíveis sejam causados ​​aos nossos mares. Os Estados-Membros que apoiam a campanha na América Latina e no Caribe são: Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Belize, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Granada, Guatemala, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, Santa Lúcia, Trinidade e Tobago e Uruguai.

Para mais informações, por favor entre em contato:

María Amparo Lasso, Chefe de Comunicações do PNUMA para a América Latina e o Caribe, + 507 305-3182

José Gabriel Criollo, Diretor de Desenvolvimento Institucional do World Scout Bureau - Centro Interamericano de Apoio, +507 605-87327