03 Jun 2019 Notícia

Pedaladas pelo Brasil pedem por um ar mais puro, no Dia Mundial do Meio Ambiente

A mobilidade urbana se tornou um dos principais desafios dos últimos tempos. A  poluição do ar também. Por isto, a ONU Meio Ambiente somou forças com a União de Ciclistas do Brasil (UCB) para promover o #PedalAmbiental e encorajar grupos de bikers,- profissionais, amadores e ciclistas de final de semana - a organizarem pedaladas durante a Semana do Meio Ambiente, que começa hoje (01) e vai até o dia 09 de junho.

De norte a sul do país, em cidades grandes e pequenas, grupos e indivíduos são convidados a unir suas vozes e pedais em prol de um ar mais puro. “A poluição do ar é evitável, e já conhecemos as soluções. Mas a hora de agir é agora. E queremos chamar a atenção das pessoas, das empresas e dos governos por meio destes grandes passeios ciclísticos, que funcionam como importantes vetores de ativação e transformação”, explica a Representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú.

Nove em cada dez pessoas no mundo estão expostas a altos níveis de poluição do ar, que excedem os números considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde. Este tipo de poluição causa uma série de problemas, impactando a saúde humana e o meio ambiente. Crianças, mulheres e idosos estão entre os grupos mais afetados. Além disso, muitos poluentes atmosféricos também intensificam o aquecimento global, contribuindo para o desenrolar de uma crise climática.

O Diretor Presidente da UCB, André Soares, lembra que a mobilidade ativa é um instrumento chave para o combate à poluição: “A bicicleta é um veículo que, além de não emitir poluentes atmosféricos durante o deslocamento, possui uma cadeia produtiva mais branda e exige muito menos infraestrutura viária do que aquela destinada ao modelo baseado no transporte motorizado individual, cuja construção e manutenção é onerosa e ambientalmente impactante”, destacou, ressaltando que os ciclistas também estão menos sujeitos aos danos dos poluentes do que os próprios motoristas. Uma via de mão dupla: cuidando ao mesmo tempo da própria saúde e da saúde do planeta.

Como vai funcionar o #PedalAmbiental

Promover a bicicletada e fazer parte deste movimento é mais simples do que aprender a andar de bicicleta. O primeiro passo é organizar a pedalada por meio de uma associação ou coletivo (também é possível reunir um grupo grande de amigos). A atividade deve ocorrer em qualquer dia entre 01 a 09 de junho e ser registrada no site da ONU Meio Ambiente.

Ao registrar uma atividade na plataforma, ela aparece em um mapa interativo e ganha visibilidade global, passando a integrar a agenda de ações da ONU para o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os organizadores também terão direito a um certificado de liderança do Dia Mundial do Meio Ambiente, emitido pelo Programa. Além disso, o mapa interativo irá possibilitar que cada cidadão ou parte interessada descubra onde estão os eventos mais próximos e participe.

Depois, basta escrever um e-mail para uniaodeciclistasdobrasil@gmail.com com informações e um telefone para contato para receber o Guia Como Organizar uma Pedalada pela Semana Mundial do Meio Ambiente e o kit com modelos de artes abertas para divulgar a pedalada na sua cidade e convidar participantes.

Após a atividade, é importante informar os resultados do evento, como a distância percorrida e a quantidade de ciclistas participantes, para compor o índice de economia de carbono.

Acesse as instruções do #PedalAmbiental aqui.

Acesse o site do Dia Mundial do Meio Ambiente aqui.

Acesse o Guia Prático aqui.

Registre seu evento aqui.

Acesse materiais em português para as redes sociais (cards e posts prontos) aqui

Para mais informações e Imprensa:

Flora Pereira, Gerente de Comunicação e Informação Pública, florapereira.dasilva@un.org

Roberta Zandonai, Assistente de Comunicação, roberta.zandonai@un.org