07 Jun 2019 Press release Nature Action

ONU Meio Ambiente apoia “Voz dos Oceanos”, próxima expedição da Família Schurmann

Este ano, o Dia Mundial dos Oceanos, celebrado em 8 de junho, destaca também o Brasil no combate à poluição plástica dos mares e na conscientização da população em torno desta ameaça. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, ONU Meio Ambiente, acaba de assinar um Memorando de Entendimento global com a brasileira Família Schurmann, adotando o projeto “Voz dos Oceanos” como um dos instrumentos da campanha mundial #CleanSeas – no Brasil, #MaresLimpos. A partir do acordo, a principal autoridade ambiental global embarca oficialmente na próxima grande expedição da Família Schurmann.

“Há 35 anos, os oceanos são o lar desta família brasileira. Os oceanos são um bem comum, de todos nós, e estão ameaçados. Ao apresentarem um projeto que busca reunir vozes do mundo todo para, juntas, se tornarem a voz dos oceanos, a Família Schurmann vai além do seu papel como defensora da #MaresLimpos no Brasil. Ela passa a ser uma defensora global que, com seu veleiro Kat, levará nossa missão para vários países e nações”, diz Denise Hamú, Representante da ONU Meio Ambiente no Brasil.

“Em 2017, quando fomos convidados pelo Escritório do Brasil da ONU Meio Ambiente para atuar como Defensores #MaresLimpos, assumimos esse compromisso com muito orgulho. Juntos, desenvolvemos iniciativas importantes de conscientização e engajamento da população brasileira, incluindo o projeto Conexão Schurmann #MaresLimpos. Mas temos total consciência de que esta é uma luta maior. Navegando pelo planeta, testemunhamos a presença de poluição plástica até mesmo em ilhas completamente desertas. Isso nos incomoda e nos faz querer mais. Queremos participar ativamente da conscientização de pessoas de diferentes nacionalidades, pois esse é um problema sem fronteiras. E, juntos, podemos encontrar soluções e dar voz aos nossos oceanos – ainda mais agora, com o apoio oficial da ONU Meio Ambiente”, celebra David Schurmann, Chief Creative Officer (CCO) da Schurmann.

Estima-se que, todos os anos, de 8 a 13 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos. Além de poluírem as águas, esses resíduos causam a morte de 100 mil animais marinhos e de 1 milhão pássaros. Defensora da campanha #MaresLimpos da ONU Meio Ambiente, em dezembro deste ano, a Família Schurmann iça as velas e parte para 18 meses de expedição pela costa brasileira e oceanos do planeta com a expedição “Voz dos Oceanos”. A iniciativa, que contará com o apoio da ONU Meio Ambiente, deverá testemunhar e registrar, in loco, o que está acontecendo nos oceanos. Vale ressaltar que a expedição pretende identificar potenciais soluções, capazes de reverter o cenário catastrófico para as águas do planeta, e ainda mobilizar governos, entidades, pesquisadores, cientistas e sociedade civil para que todos tenham consciência da urgência de ações efetivas em prol dos oceanos.

“Voz dos Oceanos” deve percorrer cerca de 40 pontos estratégicos, incluindo algumas ilhas do planeta, entre elas, Fernando de Noronha, Manhattan/Nova York, e Dulcie, além de passar por alguns pontos dos mares, onde os mais variados itens de plástico se acumulam, vindos de diferentes partes do mundo por meio das correntes marítimas. Chega de sufocar nossas águas! Está na hora de dar voz aos nossos oceanos!

 

Para mais informações e Imprensa:

Flora Pereira, Gerente de Comunicação e Informação Pública na ONU Meio Ambiente - florapereira.dasilva@un.org

Roberta Zandonai, Assistente de Comunicação na ONU Meio Ambiente - roberta.zandonai@un.org

Alexandre Moreno, Gerente de Comunicação da Família Schurmann - alexandre.moreno@advicecc.com

 

Related Sustainable Development Goals