Indique um Campeão

Você conhece um campeão ou campeã da terra?

As candidaturas para 2020 serão abertas dia 20 de janeiro de 2020.

Todos os anos, indivíduos, grupos e organizações que fizeram contribuições extraordinárias para a proteção e restauração do meio ambiente recebem reconhecimento em quatro categorias:

  • Liderança política
  • Inspiração e ação
  • Visão empreendedora
  • Ciência e inovação

Sobre o processo de seleção

Todos os anos, os Campeões são selecionados entre centenas de indicações globais, enviadas durante um processo de indicação pública. Uma vez enviada, uma equipe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) pesquisa e prepara perfis detalhados de cada candidatura, suas realizações e qualificações. Os perfis são revisados ​​por um grupo mais amplo de especialistas do PNUMA antes de serem submetidos a um júri que seleciona as pessoas premiadas. Em 2019, o júri foi composto por cinco líderes das Nações Unidas e outras organizações internacionais.

A nomeação para 2020 abre dia 20 de janeiro de 2020.

Janeiro 2020 - Inscrições abertas. Os critérios para seleção dos candidatos e candidatas: 

  • Impacto - Suas ações resultaram em ganhos ambientais profundos ou demonstraram potencial significativo para replicação e ampliação?
  • Inovação - Criou algo novo?
  • Poder da história - Quão impactante e inspiradora é a sua história?

Março 2020 - Prazo para envio de propostas. Todas as indicações devem ser recebidas até 20 de março de 2020, acompanhadas de materiais de apoio adequados.

Março 2020 - Revisão do PNUMA. Há uma pré-seleção e uma equipe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente analisa a lista de indicações e prepara uma lista a ser submetida diante de um júri global.

Maio de 2020 – Seleção final. Um júri global composto por personalidades de destaque de diferentes agências das Nações Unidas e organizações internacionais analisa a lista restrita de indicações e seleciona os vencedores ou vencedoras em cada categoria de prêmio. Esta decisão é final.

Outubro 2020 – Anúncio de premiação. Os vencedores e vencedoras são divulgados publicamente durante uma cerimônia de gala, reconhecendo sua conquista. Os prêmios deste ano serão entregues em uma cerimônia ao final do ano.

O portal de 2020 está aberto (em inglês).

Indique